logo

Menu

DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2022

Entrada Gratuita

PARCEIROS

Confederação - Colectivo de Investigação Teatral

Fundada em 2010 em Miragaia, a Confederação - colectivo de investigação teatral trabalha nas áreas da Criação, Investigação, Edição e Formação. Tendo como ponto de partida os espetáculos de proximidade, com dramaturgia própria em torno das formas populares de teatro, desenvolve projetos de investigação com uma forte ligação entre o teatro e as imagens em movimento. Na área da edição, em 2013, criou a coleção Cadernos Hestóricos, na qual organiza e edita parte dos seus objetos de investigação. Entre a sua atividade, destaca-se ainda o projeto Officinas, uma iniciativa de formação, de curta e média duração, que serve como campo de experimentação e criação de novas formas e técnicas pedagógicas relacionadas com o teatro. Parceira do Cultura em Expansão desde 2019, a Confederação tem trabalhado anualmente no desenvolvimento de projetos de proximidade com a comunidade, em torno do quase centenário Grupo Musical de Miragaia e do território que, com vista privilegiada para o Douro, o envolve.

Sonoscopia

A Sonoscopia é uma estrutura para a criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos, centrada nas áreas da música experimental, na pesquisa sonora e nos seus cruzamentos transdisciplinares. Desde a sua criação, em 2011, produziu mais de 700 eventos, criações artísticas, atividades pedagógicas e publicações. Das suas criações destacam-se os projetos Artificialia, Phonambient, INsono, Phobos – Orquestra Robótica Disfuncional e Phonopticon. Desenvolveu projetos em diferentes países europeus e em geografias tão distantes como os Estados Unidos, a Colômbia, o Chile, o Líbano, o Japão, a Tunísia ou os Emirados Árabes Unidos. Dispõe ainda de um espaço localizado no Porto, com estúdios equipados e preparados para a conceção e produção de trabalhos criativos e científicos, residências e apresentações, tendo acolhido centenas de artistas de todo o mundo.


Desde 2020, a Sonoscopia é parceira de Cultura em Expansão, trabalhando na programação, produção e desenvolvimento de iniciativas associadas à Associação de Moradores do Bairro da Bouça e comunidades que o rodeiam.

Teatro do Frio

O Teatro do Frio – Pesquisa Teatral do Norte é um coletivo artístico constituído em 2005 com o propósito de privilegiar o espaço da pesquisa na criação teatral. Concebendo a criação artística como uma forma peculiar de diálogo interpessoal, transgeracional, simultaneamente política, parti- cipativa e utópica, o Teatro do Frio privilegia o cruzamento entre criadores, investigadores e práticas artísticas e epistemológicas nos projetos de criação, expandindo essas práticas às áreas da formação artística, investigação, edição e programação.


Colaborando com diversos parceiros de âmbito local, nacional e internacional, em 2019 aceitou o convite de colaboração com o Cultura em Expansão, tendo como principal cúmplice e parceiro a Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência / Torres. Desde então, no âmbito desta colaboração, o Teatro do Frio tem aprofundado o seu trabalho junto de moradores, vizinhos, lojistas, artistas, instituições próximas ou aproximadas em geografia e motivações, reconhecendo parceiros e descobrindo elos, paralelismos e confluências.

Visões Úteis

O Visões Úteis é um projeto artístico de origem teatral com atividade em torno da criação, produção, programação, desenvolvimento do território, investigação, formação e edição. Criado em 1994, conta hoje com mais de meia centena de trabalhos desenvolvidos em território nacional e no estrangeiro, entre espetáculos de teatro, trabalhos de performance na paisagem e com a comunidade, e ainda com publicação de livros, criação e produção de filmes e formatos sonoros.


Desde 2007 que em Campanhã – a freguesia mais oriental do concelho do Porto – o coletivo tem vindo a encontrar sentidos para o desenvolvimento do seu projeto, em termos estéticos, políticos e sociais. Foi em Campanhã, entre 2016 e 2017, que as suas abordagens à Performance na Paisagem se fundiram com as primeiras experiências de Performance em Comunidade. Foi também em Campanhã que o Visões Úteis compreendeu que – ao fim de 25 anos de atividade – estava na altura de deixar de representar a necessidade de desenvolvimento territorial e passar a assumir a condição de agente para o desenvolvimento deste território em concreto. E foi nesta sintonia que, em 2019, se tornou parceiro do Cultura em Expansão para o polo de Campanhã, sendo responsável pela programação e mediação das atividades para este território, apresentando novos projetos culturais e artísticos em estreita colaboração com a comunidade, criando e consolidando novos públicos.

Mecenas

ImageImage

Colaborações

Associação de Moradores da Bouça

Associação de Moradores da Pasteleira Torres Vermelhas

Associação Nun'Álvares de Campanhã

Auditório Grupo Musical de Miragaia