Image

Menu

DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2023

Entrada Gratuita

PARCEIROS

Confederação - Colectivo de Investigação Teatral

Fundada em 2010 em Miragaia, a Confederação - colectivo de investigação teatral trabalha nas áreas da Criação, Investigação, Edição e Formação. Tendo como ponto de partida os espetáculos de proximidade, com dramaturgia própria em torno das formas populares de teatro, desenvolve projetos de investigação com uma forte ligação entre o teatro e as imagens em movimento. Na área da edição, em 2013, criou a coleção Cadernos Hestóricos, na qual organiza e edita parte dos seus objetos de investigação. Entre a sua atividade, destaca-se ainda o projeto Officinas, uma iniciativa de formação, de curta e média duração, que serve como campo de experimentação e criação de novas formas e técnicas pedagógicas relacionadas com o teatro. Parceira do Cultura em Expansão desde 2019, a Confederação tem trabalhado anualmente no desenvolvimento de projetos de proximidade com a comunidade, em torno do quase centenário Grupo Musical de Miragaia e do território que, com vista privilegiada para o Douro, o envolve.

Sonoscopia

A Sonoscopia é uma estrutura para a criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos, centrada nas áreas da música experimental, na pesquisa sonora e nos seus cruzamentos transdisciplinares. Desde a sua criação, em 2011, produziu mais de 700 eventos, criações artísticas, atividades pedagógicas e publicações. Das suas criações destacam-se os projetos Artificialia, Phonambient, INsono, Phobos – Orquestra Robótica Disfuncional e Phonopticon. Desenvolveu projetos em diferentes países europeus e em geografias tão distantes como os Estados Unidos, a Colômbia, o Chile, o Líbano, o Japão, a Tunísia ou os Emirados Árabes Unidos. Dispõe ainda de um espaço localizado no Porto, com estúdios equipados e preparados para a conceção e produção de trabalhos criativos e científicos, residências e apresentações, tendo acolhido centenas de artistas de todo o mundo.


Desde 2020, a Sonoscopia é parceira de Cultura em Expansão, trabalhando na programação, produção e desenvolvimento de iniciativas associadas à Associação de Moradores do Bairro da Bouça e comunidades que o rodeiam.

Teatro do Frio

O Teatro do Frio – Pesquisa Teatral do Norte é um coletivo artístico constituído em 2005 com o propósito de privilegiar o espaço da pesquisa na criação teatral. Concebendo a criação artística como uma forma peculiar de diálogo interpessoal, transgeracional, simultaneamente política, parti- cipativa e utópica, o Teatro do Frio privilegia o cruzamento entre criadores, investigadores e práticas artísticas e epistemológicas nos projetos de criação, expandindo essas práticas às áreas da formação artística, investigação, edição e programação.


Colaborando com diversos parceiros de âmbito local, nacional e internacional, em 2019 aceitou o convite de colaboração com o Cultura em Expansão, tendo como principal cúmplice e parceiro a Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência / Torres. Desde então, no âmbito desta colaboração, o Teatro do Frio tem aprofundado o seu trabalho junto de moradores, vizinhos, lojistas, artistas, instituições próximas ou aproximadas em geografia e motivações, reconhecendo parceiros e descobrindo elos, paralelismos e confluências.

Visões Úteis

O Visões Úteis é um projeto artístico de origem teatral com atividade em torno da criação, produção, programação, desenvolvimento do território, investigação, formação e edição. Criado em 1994, conta hoje com mais de meia centena de trabalhos desenvolvidos em território nacional e no estrangeiro, entre espetáculos de teatro, trabalhos de performance na paisagem e com a comunidade, e ainda com publicação de livros, criação e produção de filmes e formatos sonoros.


Desde 2007 que em Campanhã – a freguesia mais oriental do concelho do Porto – o coletivo tem vindo a encontrar sentidos para o desenvolvimento do seu projeto, em termos estéticos, políticos e sociais. Foi em Campanhã, entre 2016 e 2017, que as suas abordagens à Performance na Paisagem se fundiram com as primeiras experiências de Performance em Comunidade. Foi também em Campanhã que o Visões Úteis compreendeu que – ao fim de 25 anos de atividade – estava na altura de deixar de representar a necessidade de desenvolvimento territorial e passar a assumir a condição de agente para o desenvolvimento deste território em concreto. E foi nesta sintonia que, em 2019, se tornou parceiro do Cultura em Expansão para o polo de Campanhã, sendo responsável pela programação e mediação das atividades para este território, apresentando novos projetos culturais e artísticos em estreita colaboração com a comunidade, criando e consolidando novos públicos.

Mecenas

ImageImage

Colaborações

Associação de Moradores da Bouça

Associação de Moradores da Pasteleira Torres Vermelhas

Associação Nun'Álvares de Campanhã

Auditório Grupo Musical de Miragaia

Website desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile