Cultura em Expansão entra "em casa" para dar música em troca de receitas

PESQUISAR

Entrada

Gratuita

Cultura em Expansão entra "em casa" para dar música em troca de receitas
Cultura em Expansão entra "em casa" para dar música em troca de receitas

A partir de um desafio lançado pelo Teatro do Frio, o coletivo musical portuense CRUA criou o projeto “Em casa”, especialmente pensado para o bairro da Pasteleira, no âmbito do Cultura em Expansão.

 

Ao longo das últimas duas semanas, as mulheres que compõem o grupo andaram de porta em porta, trocando músicas por receitas, que irão servir de base para um almoço e uma nova criação musical. Uma experiência que, nas suas palavras, “transcendeu largamente a música”.

 

Neste sábado, 18 de março, irão juntar as pessoas que visitaram num convívio à mesa, que pretende celebrar o poder convivial da comida.

 

Naquele que foi o último dia de visitas musicadas, o primeiro ponto de paragem foi a casa de uma figura emblemática do bairro e agora da história do programa do Cultura em Expansão: o senhor Amadeu.

 

Morador da Pasteleira há várias décadas, em 2022 viu a sua vasta e eclética coleção de discos de vinil, assim como os seus desenhos, poesia e esculturas serem o ponto central de uma noite entre o arraial e a performance – Baile dos DIscos Amadeu –, levado a cabo pelo artista Ruca Bourbon.

 

À porta de casa mostra-nos a foto do neto, sorri ao som da música que ecoa pelas escadas e, entre histórias, relembra que poderia ter sido “um Julio Iglesias”.

 

Seguiu-se mais uma visita, desta vez, no Bairro Pinheiro Torres, a única neste território que, desde 2021, tem vindo a ser um segundo ponto de trabalho para o Teatro do Frio que, para além de espetáculos de rua, desenvolveu ali um projeto de autoconstrução com o coletivo Ponto Parágrafo e uma oficina de fotografia dirigida aos mais jovens, com a fotógrafa e arte educadora Paula Preto.

 

Prontas para seguirem para mais um concerto fora do Porto, as CRUA fazem um balanço muito positivo desta primeira parte do projeto, afirmando que a sensação que levam destes dias faz jus ao nome escolhido para o projeto.

 

Um projeto bem acolhido

 

Com pouco mais de um ano de existência e 37 concertos só em 2022, esta é a soma dos seis adufes, vozes e outras percussões de Ana Costa, Bárbara Trabulo, Diana Ferreira Martins, Isabel Martinez, Liliana Abreu e Rita Só.

 

Nascido da pandemia, este projeto propõe-se a revisitar a música tradicional ibérica, sobretudo a portuguesa com forte incidência do adufe, procurando a identidade e a presença como um processo vivo e em constante mutação.

 

“Nós fomos recebidas de uma forma muito afetiva. O nome deste projeto e do concerto que vamos dar é “Em casa” e, de facto, estivemos em casa. As pessoas abriram-nos a casa, deram-nos comida, bebida, conversa, confidências. Cada vez que íamos a uma casa, sentíamos que entrávamos naquela realidade. As pessoas abriram-nos a porta efetivamente” conta Liliana, acrescentando que sentiu que “muitas das pessoas estavam a precisar de visitas”.

 

Recuando aos primeiros encontros do projeto, Paolo Andreoni, do Teatro do Frio, mostra-se também surpreendido com a evolução. “Pensando na primeira vez em que apresentámos o projeto ao grupo de senhoras que fazem ginástica, que nos encararam com uma certa desconfiança, dando a entender que o convite para almoçar era um passo demasiado grande, é muito bom perceber a forma como o projeto evoluiu, de forma espontânea. É muito bom ver a espontaneidade da resposta das pessoas”, afirmando que depois das visitas e dos momentos de partilha, quando convidados para almoçar, a resposta surge agora sem hesitações: “Sim, sim. Vamos almoçar, claro”.

 

O evento antecede ainda um concerto gratuito, aberto ao público em geral, que terá lugar na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência Torres, às 21h30, que marca o arranque da programação do Teatro do Frio neste polo do Cultura em Expansão.

culturaemexpansao.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile