PESQUISAR
DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2024
Entrada Gratuita
Para encerrar este mês de rentrée, o Cultura em Expansão volta, nesta sexta-feira, a Campanhã para a última apresentação do projeto Orillas Porteñas – Tablao Flamenco, rumando, no dia seguinte, à zona ocidental da cidade para o percurso Caminha para um lugar de força, com ponto de partida na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira.
Depois de passarem pelos bairros do Lagarteiro, Contumil e Cerco, onde se encontraram e atuaram com diferentes talentos locais, a Guitarra Flamenca de Fernanda de Córdoba, o Cante de José El Pájaro Ausina e o Baile de Francisca Durão voltam a juntar-se para um espetáculo de música e baile flamenco, ao modo de um “tablao” andaluz.
Nesta atuação final, na Associação Nun’Álvares de Campanhã, voltam a contar com a participação especial de diferentes artistas que, entre janeiro e abril, participaram nos Encontros de Flamenco do projeto ZHA!, promovido pelo Visões Úteis, numa parceria com a Orquestra Ciga-Nos do Sinergi@s-E9G, e com o apoio da Equipa de Rua Oriental da Norte Vida, União Romani Portuguesa e Associação Os Viquingues. Um momento de celebração, no dia 27 de setembro, às 19h00, com entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete, disponíveis no dia e local (a partir de uma hora antes do início do espetáculo).
Já no dia 28 de setembro, às 17h30, o público é convidado a acompanhar a coreógrafa e bailarina Sara Anjo numa caminhada performativa, com a duração de cerca de duas horas, que resulta de um trabalho de residência centrado no bairro da Pasteleira e territórios adjacentes.
Sob o título Caminha para um lugar de força, esta proposta artística de caminhada, propõe-se a trabalhar a relação do corpo com o território e o ecossistema envolvente, através do questionamento do que é o centro e a periferia de um lugar. Pretende ainda ser uma proposta de encontro com o público, enquanto comunidade temporária e uma forma de transformação da paisagem que, não deixando marcas tangíveis, resulta numa transformação do lugar em si.
A participação nesta caminhada performativa é gratuita, mas limitada a 35 pessoas. As reservas podem ser feitas através do e-mail culturaemexpansao@agoraporto.pt.