Cultura em Expansão

PESQUISAR

Domingo
25
10:00
Outubro

Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto

R. de Mouzinho da Silveira, 234

Oficina

M/

Como Chegar

Partilhar

Entrada

Gratuita

APARCULT 25.10
Festival Letras Soltas (Dia 2) — Atividades a partir do universo camiliano

APARCULT –– Associação Portuguesa das Artes e da Cultura + Crianças e jovens do Centro Juvenil de Campanhã e os utentes seniores do Centro Social Paroquial Senhora do Calvário

Durante dois dias, o Festival Letras Soltas transforma a obra de Camilo Castelo Branco num território de experimentação, encontro e criação. A palavra sai da página, a história sai do livro e ganha novas formas de ser contada através das artes visuais, da escrita e de práticas que exploram temas como a memória, o amor, a perda, a identidade, o conflito e as relações entre passado e presente, temas centrais nas obras exploradas. 
Entre oficinas de criação, momentos de conversa e uma exposição que reúne o percurso desenvolvido ao longo do projeto, o festival convida diferentes gerações a descobrir Camilo para além da leitura tradicional. 
Mais do que revisitar um autor, Letras Soltas procura perceber o que a sua obra ainda nos pode dizer hoje, criando espaço para novas interpretações, perguntas e histórias. Todas as atividades são gratuitas, as oficinas requerem inscrição. 


Programa –– inscrições nas atividades nesta ligação


25 de outubro, domingo

10h00–12h00 | Workshop de criação de personagens em papel machê, com Joana Croft

Nesta oficina, os participantes irão explorar a criação de personagens através do papel machê, desde a construção das formas até à criação de figuras com identidade própria. Partindo de referências à obra e ao universo de Camilo Castelo Branco, serão convidados a experimentar materiais, formas e expressões, dando corpo e personalidade às suas próprias criações.


10h00–12h00 | Workshop de aguarela, com Beatriz Prada

Uma oficina de introdução à aguarela, dedicada à exploração da cor, da transparência e da composição. A partir de referências ao universo de Camilo Castelo Branco, os participantes irão conhecer técnicas básicas e experimentar diferentes formas de trabalhar a água, o pigmento e o papel, criando as suas próprias composições.


14h00–18h00 | Mercado de Trocas de Livros, com a Let’s Swap

O Mercado de Trocas Let’s Swap é um espaço de partilha onde os livros ganham novas vidas e encontram novos leitores. Os participantes podem trazer livros que já leram e que gostariam de partilhar, trocando-os por outras histórias que despertem a sua curiosidade. A iniciativa promove a circulação de livros, o acesso à leitura e hábitos de consumo mais conscientes, mostrando que uma história não termina necessariamente quando alguém fecha a última página.


14h00–16h00 | Workshop de Pintura com vinho, com Beatriz Prada

Uma oficina que explora as possibilidades do vinho enquanto pigmento, experimentando diferentes tonalidades, formas e técnicas de pintura. A partir do universo de Camilo Castelo Branco, os participantes serão convidados a criar uma composição própria, descobrindo uma abordagem pouco convencional à pintura e cruzando literatura, arte e experimentação.


15h00–17h00 | Workshop de Urban Sketching, com Vasco Ribeiro

A partir da Casa das Associações, os participantes irão percorrer as ruas do Porto até à antiga Cadeia da Relação, atualmente Museu da Fotografia, para observar e desenhar diferentes espaços, edifícios e detalhes da cidade. A oficina propõe uma introdução ao urban sketching, uma prática que combina desenho e observação direta, convidando a olhar para o espaço urbano com mais atenção e a registar visualmente aquilo que nos rodeia.


16h00–18h00 | Workshop de Escrita criativa, com Rui Sobral

Uma oficina dedicada à experimentação da escrita a partir de palavras, imagens, personagens e situações inspiradas no universo de Camilo Castelo Branco. Através de diferentes exercícios, os participantes serão convidados a explorar a imaginação, experimentar novas formas de expressão e desenvolver os seus próprios textos.


18h00–19h00 | Concerto de fado

O festival termina a programação do dia com um momento dedicado ao fado, aproximando a literatura de outra expressão fundamental da cultura portuguesa e encerrando dois dias de cruzamento entre diferentes linguagens artísticas.


Ao longo dos dois dias, das 10h00 às 19h00 | Mercado de livros e projetos artísticos

A Casa das Associações acolhe ainda uma exposição coletiva e um mercado dedicado aos livros e à criação artística independente. A Livraria InCulta, dedicada à literatura lusófona e à edição independente, junta-se a quatro artistas do Porto para apresentar livros, trabalhos e projetos, dando a conhecer diferentes formas de criação e proporcionando um contacto direto com artistas e iniciativas que exploram caminhos alternativos de produção e divulgação cultural.


Ao longo dos dois dias, das 10h00 às 19h00 | Exposição Coletiva

A exposição coletiva do Festival Letras Soltas reúne trabalhos desenvolvidos com crianças do Centro Juvenil de Campanhã e seniores do Centro Social Paroquial Senhora do Calvário, em diálogo com o trabalho da artista Beatriz Prada. Partindo do universo de Camilo Castelo Branco, ambos os grupos foram convidados a refletir sobre o sonho, os desejos e aquilo que imaginam para as suas vidas. O resultado é um encontro entre diferentes gerações, que cruza experiências, memórias e formas de expressão artística, revelando como uma mesma ideia pode assumir significados distintos consoante a idade e o percurso de cada pessoa. Entre a liberdade e a espontaneidade dos sonhos de infância e os desejos que, ao longo da vida, se transformam perante expectativas sociais, medos e limitações que impomos a nós próprios, a exposição convida o público a revisitar a sua própria ideia de sonho. O que sonhamos quando tudo parece possível? E o que acontece a esses sonhos à medida que crescemos? Mais do que apresentar os trabalhos realizados, esta exposição propõe uma reflexão sobre aquilo que desejamos, aquilo que deixamos para trás e aquilo que ainda nos permitimos imaginar.

Como Chegar

PARTILHAR

Outras datas de apresentação

culturaemexpansao.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile