Campanhã é a Minha Casa

Menu

Monte do Forte


Setembro
Domingo
27
21:30
Cinema
120 min.
M/6

Rua Outeiro de Tine, Azevedo de Campanhã

COMO CHEGAR

PARTILHAR

DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2024

Entrada Gratuita

Campanhã é a Minha Casa
Campanhã é a Minha Casa

A história do Cinema Português começou no Porto, em 1896, quando Aurélio da Paz dos Reis, pioneiro a filmar no país, realizou o seu primeiro filme Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança, na rua de Santa Catarina. Apesar da importante relação da cidade com a origem do cinema nacional, Campanhã nunca teve uma sala de cinema nem foi “território-cenário” num filme emblemático da história do Cinema Português. 


Campanhã é a minha casa é um projeto que pretende aproximar o local ao grande ecrã, criando salas de cinema temporárias ao ar livre para três sessões especiais e imaginando como seria um filme passado nesta freguesia. A partir de três coleções de filmes de arquivos de famílias de Campanhã, três realizadores construíram três curtas-metragens que serão exibidas no início de cada uma das sessões. Estes filmes, criados a partir de imagens guardadas para memórias mais íntimas, transcendem as categorias de ficção ou documentário, originando uma experiência nova e mais próxima de qualquer um de nós. Campanhã é a minha casa procura assim atenuar o afastamento entre a zona oriental do Porto e o Cinema, anunciando que “Campanhã pode ser um filme, uma sala de cinema, pode ser o que se quiser, estamos em casa!”


PROGRAMA

BELÍSSIMA DE LUCHINO VISCONTI

ITÁLIA, 1951, FICÇÃO, 116’

Concepção e programação  Sérgio Marques

Realizadores convidados Cláudia Varejão, Edgar Pêra e Sónia Amen

Apoio Visões Úteis

Apoio à pesquisa Inês Carvalho, Fátima Tomé e Sara Moreira

Vídeo promocional Bruno Moreira

Coprodução Cultura em Expansão/CMP

OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO

Renato Cruz Santos
culturaemexpansao.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile