CINEMA NO ESTENDAL

Menu

Ringue Associação Nun'Álvares de Campanhã

Junho
Sexta-Feira
14
21:30
Cinema
80 min.
M/12

Travessa Corujeira de Baixo, 140

COMO CHEGAR

METRO

Estádio do Dragão

STCP

401, 700, 800, 801, 806, ZC, 7M

VER NO MAPA

PARTILHAR

DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2024

Entrada Gratuita

CINEMA NO ESTENDAL

Pátio

Cinema no estendal 10
Cinema no estendal 9
Cinema no estendal 8
Cinema no estendal 7
Cinema no estendal 6
Cinema no estendal 5
Cinema no estendal 4
Cinema no estendal 3
Cinema no estendal 2
Cinema no estendal 1

O Cinema no Estendal é um cinema para as ruas, que “celebra a vida de bairro, a arte da curta-metragem, a ocupação do espaço público e as cuecas da vizinha”. Através do cinema ao ar livre, procura reivindicar o uso do espaço público como ponto de encontro comunitário, através da cultura e da arte audiovisual, assim como reconhecer o valor do cinema como transformador social. Trazer temas e tópicos da sociedade atual para o centro da tela é e tem sido um ponto comum em todas as suas sessões, em que são apresentadas obras cinematográficas que retratam e têm um olhar crítico, cómico ou observacional sobre a sociedade.

Chega agora ao Cultura em Expansão, com uma sessão no Ringue da Associação Nun’Álvares de Campanhã, em que o público poderá desfrutar de um programa variado de curtas-metragens no que respeita ao género artístico – animação, documentário, ficção e telediscos –, e apreciar o convívio que o cinema ao ar livre proporciona.


PROGRAMA

- Vídeo de Introdução, Coletivo Pátio, aprox. 5min


- A Friendship in Tow, Atsushi Kuwayama, DOC, 2017, 10min

Em Lisboa, Dona Maria e um homem asiático formam uma amizade enquanto sobem uma longa escadaria juntos. Apesar da barreira linguística, eles encontram conexão através de risos e histórias, explorando como podemos estar juntos apesar das diferenças.


- O Mar é um Ladrão, Ana Luísa Abreu e Leonor Silvério Marques, DOC, 11min

Um retrato poético e humorístico dos pescadores do Passeio Alegre, no Porto, que há muitos anos já não pescam peixe. Dedicam-se à pesca apenas para ocupar o tempo, mantendo viva a tradição e a camaradagem entre eles e elas.


- Madeleine, Raquel Sancinetti, DOC/ANIM, 2023, 15min

Todas as semanas, duas amigas com uma diferença de idade de 67 anos partilham as suas histórias de vida na sala de estar de um lar de idosos. A amiga mais jovem convence a senhora de 107 anos a juntar-se a ela numa aventura: uma viagem de carro até ao mar.


- O Homem do Lixo, Laura Gonçalves, DOC/ANIM, 2022, 12min

Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo”que se transformava num verdadeiro tesouro.


- Pronto, Era Assim, Joana Nogueira, Patrícia Rodrigues, DOC/ANIM, 2015, 13min

Por uma janela entreaberta, duas moscas descobrem um sótão empoeirado, onde são surpreendidas pelos objetos que nele habitam – Balança, Caixa de Música, Cafeteira, Jarra e Microfone. Em modo de entrevista e de forma descontraída os protagonistas contam episódios da sua vida: como foi crescer, namorar, casar, trabalhar e até emigrar, num tempo em que a maneira de viver era diferente.


Telediscos:

- Cavalry, Mashrou Leila, Líbano, 2019, 3min

- O Mar, Lana Gasparøtti , Portugal, 2023, 3:18min

Produção

Ricardo Guerreiro

Programação

Ricardo Guerreiro

Kim Schädlich

Ricardo Dias

Camille Salvetti

Design gráfico e cenografia

Kim Schädlich

Direção técnica

Camille Salvetti

Ricardo Dias

Ricardo Guerreiro

OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO

Fotografias © Renato Cruz Santos
culturaemexpansao.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile