logo

Menu

Associação da

Pasteleira

Torres Vermelhas

Abril
Sábado
09
21:30
Teatro
60 min.
M/14

Rua Gomes Eanes Azurara, 129


COMO CHEGAR

STCP

200 , 204 , 207 , 504

VER NO MAPA

PARTILHAR

DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2022

Entrada Gratuita

CIVILIZAÇÃO

Lígia Soares

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Civilização é um espetáculo escrito e encenado pela coreógrafa e dramaturga Lígia Soares, a quem se juntam na interpretação Gonçalo Plácido, Joana Martins e Rui Pina Coelho. O espetáculo aborda o espaço teatral como algo criado para substituir nós mesmos e a nossa ação. Esta problemática cria uma analogia ao exterior – ao mundo não representativo –, incorporando, através da personagem “atriz”, a vã pretensão de mobilizar o espectador para sair do espaço da representação, e finalmente agir. O teatro torna-se assim esse espaço em que toda a representação é justamente uma fuga às demandas da vida real, e o espetáculo um discurso que pretende denunciar, ser mobilizador, arrancar o espectador das cadeiras para, no final, compreender que este não reclama nada mais do que um infantil consolo.


Eu deixo-me aqui quietinho a contemplar o que conseguir entre os arrepios de frio que me desconcentram e evitam pensamentos mais longos e, por isso, mais articulados e, logo, mais perigosos, pois sabe-se lá onde é que este espaço para pensar nos pode levar. Ativismo ou depressão, de uma delas não nos safamos. Pois, precisamente, é preciso manter o ser humano ocupado com as suas considerações fisiológicas ou ainda vamos ter de nos levantar daqui. — In Civilização


* Para acesso ao espetáculo é obrigatório o levantamento de bilhete gratuito (até dois por pessoa) no dia e local do espetáculo, a partir de uma hora antes do seu início.

Texto e encenação

Lígia Soares

Assistência de encenação

Mia Tomé

Interpretação

Lígia Soares

Gonçalo Plácido

Joana Martins

Rui Pina Coelho

Música original

João Lucas

Luz

Manuel Abrantes

Apoio financeiro

Programa de Apoio a Teatro da Fundação GDA

Apoios à criação

23 Milhas – Ílhavo

Polo Cultural da Gaivotas – CML

Primeiros Sintomas

OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO

Fotografia © Renato Cruz Santos