PESQUISAR
Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira Torres Vermelhas
Rua Gomes Eanes de Azurara, 129
COMO CHEGAR
PARTILHAR
Entrada
Gratuita
Conjunto d’Alegria, Liliana Abreu, Rita Só, Mafalda Saloio, Diogo Divagações e João Monteiro
Entre a Água e a Terra, as torres furam as nuvens na verticalidade do progresso. Quem habita este lugar? Ao longo de nove meses, o grupo Desassossegar semeou no alcatrão e cimento e regou com risos e suor. Agora, a colheita é em festa e partilhada como a música desenvolvida pelo grupo, tradicional, afetiva. Um espetáculo coletivo e multidisciplinar que junta música, dança, teatro, instalação, vídeo, beatbox e spoken word. Uma criação empática e atemporal, com toda a doçura e força que este conjunto emana. Juntem-se e desassosseguem-se!
“Desassossegar 2.0”, espaço-ação de encontro, coletivo, de composição, canto e toque de adufe. O corpo precisa de estar ativo para poder deixar a passividade e a catalogação periférica que a sociedade, tendencialmente, coloca algumas pessoas - é urgente desassossegar, ativando a Alegria.
O Conjunto d’Alegria é um grupo de voz e adufes criado em 2024 no âmbito do programa Cultura em Expansão. O projeto dá continuidade à construção de um processo artístico coletivo, seguro e mediado, onde todas e todos são agentes ativos nas propostas, são formadores e formandos, ensinam e são ensinados.
Em 2025, o grupo mantém as sessões semanais na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira Torres Vermelhas, em formato de laboratório musical. Estão também previstos dois encontros musicais abertos à comunidade, onde todas e todos são convidados a integrar o Conjunto d’Alegria. A proposta inclui ainda a gravação de um EP, residências artísticas com Mafalda Saloio (movimento coreográfico) e Diogo Divagações (spoken word), culminando num espetáculo final de natureza multidisciplinar.
Direção Artística Rita Só e Liliana Abreu, Conjunto d’Alegria D. Maria Clara, D. Sara, Professora Cristina, Sr. Teixeira, D. Maria Isabel, D. Ana, D. Augusta, D. Augusta e D. Conceição, D. Julieta, D. Arminda, D. Irene, D. Isolina, Sr. Aurélio, D. Lídia
Teatro Físico e Apoio à Encenação Mafalda Saloio
Produção Musical e Spoken Word Diogo Divagações
Gravação e Masterização EP Helder Costa
Design EP Catarina Santos
Vídeo João Monteiro
Produção Executiva Paolo Andreoni
Apoio Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira / Torres Vermelhas
Co- produção Cultura em Expansão
(Projeto selecionado no âmbito da Open Call 2025 – Cocriação Comunitária)
OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO