logo

Menu

Bairro da Bouça

Maio
Sexta-Feira
28
19:30
Teatro
20 min.
M/6

Conjunto Habitacional da Bouça

Rua das Águas Férreas

COMO CHEGAR

METRO

Lapa

STCP

1002 , 30 , 502 , 60 , 600 , 602 , 703

VER NO MAPA

PARTILHAR

De maio A dezembro 2021

Entrada Gratuita

COZINHA(S)

GONÇALO AMORIM & CATARINA BARROS / TEP

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Criado pelo Teatro Experimental do Porto e com direção artística de Catarina Barros, o projeto COZINHA(S) volta a associar-se, em 2021, a diversos momentos musicais do Cultura em Expansão. Partindo de um único cenário – uma cozinha completamente funcional instalada na carrinha do TEP – Catarina Barros convida diferentes artistas a ocuparem, à vez, esse espaço para criarem pequenos espetáculos originais seguindo as regras dispostas num guião e respondendo a um conjunto de estímulos estrategicamente colocados no local. Depois de, em 2020, termos assistido às apresentações de João Miguel Mota e de Pedro João, em 2021, é a vez de Gonçalo Amorim, Raquel S. e António Júlio ocuparem a cozinha do TEP, num projeto que culminará em setembro com um espetáculo único que apresenta as peças criadas pelos cinco artistas. Mas antes de conhecermos esta verdadeira maratona de COZINHA(S), na Bouça, somos convidados a descobrir a criação do ator, encenador e diretor artístico do TEP, Gonçalo Amorim. 


APERTO ORE

De Gonçalo Amorim


"É uma visão poética da solidão. A partir da ideia do cozinhar, que nos leva quase sempre ao momento em que abrimos a boca para saborearmos e ingerirmos os alimentos, em Aperto Ore outros usos da boca são imaginados. Dentro do universo de isolamento de um indivíduo, e das suas acções básicas de sobrevivência, as questões levantadas pelo uso da boca, toda a sua visceralidade, o que entra e o que sai da boca, alimentos, fluídos, palavras, liberdade de expressão emergem a partir de um acto de exposição numa rememoração do passado."



Catarina Barros

Braga, 1977. Em 1996, conclui o Curso Tecnológico de Design, Marketing e Publicidade na ESAG. Em 1999, finaliza o Curso de Artes e Técnicas do Espetáculo/Cenografia e Figurinos – ACE. Em 2008, termina a Licenciatura em Teatro, Variante de Produção e Design – Ramo Cenografia, pela ESMAE. Desde 1997, trabalha com companhias de teatro, em cinema e com grupos musicais. Entre 1997 e 2007, colaborou como aderecista de cenografia e de figurinos no TNSJ. É docente desde 2004 na ACE. Desde 2012 trabalha com o TEP, fazendo parte da direção desde 2014. Em 2016 colaborou com o FITEI, e desde 2017 coordena o departamento de Cenografia do festival. Em 2016 foi nomeada pela SPA para o prémio de Melhor Trabalho Cenográfico com o O Animador do TEP.

 

Gonçalo Amorim

Porto, 1976. Diretor Artístico do Teatro Experimental do Porto, desde 2013, e do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, desde 2014. Frequentou o curso de Antropologia da Universidade Nova de Lisboa e é licenciado pela ESTC. Em 2007 recebeu o Prémio da Crítica (APCT) pelo encenação do espetáculo Foder e ir às compras, de Mark Ravenhill; e em 2012 recebeu uma Menção Especial da APCT pelo seu trabalho como encenador em 2011. Colabora regularmente com o TEP desde 2010.


* O espetáculo terá lugar no Bairro da Bouça/Conjunto Habitacional do Bairro da Bouça e tem lotação limitada. É obrigatório o levantamento de bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) na Associação de Moradores da Bouça, a partir das 17h30 no dia do espetáculo. 

Um projeto TEP

Direção artística

Catarina Barros

Criação e Interpretação 

Gonçalo Amorim

Vídeo

Luísa Sequeira

Música

ORLA

Assistência à direção artística

Nuno Encarnação

Coordenação e Produção executiva

Patrícia Gonçalves

Agradecimentos

Instituto do Emprego e Formação Profissional 

Joana Mesquita 

José Gregório Rojas   

Maria Inês Peixoto

Restaurante Martins

Coprodução

Cultura em Expansão / Câmara Municipal do Porto

 


O TEP é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal/Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e apoiada pela Câmara Municipal do Porto. Estrutura residente no Teatro Campo Alegre, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto.

OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO

Renato Cruz Santos