Encontros d’Alegria

PESQUISAR

Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira Torres Vermelhas

Junho
Quinta-Feira
05
17:00
Oficina/Música
120 min.
M/6

Rua Gomes Eanes de Azurara, 129

COMO CHEGAR

PARTILHAR

Entrada

Gratuita

Encontros d’Alegria

Conjunto d’Alegria, Rita Só e Liliana Abreu

Encontros10
Encontros9
Encontros8
Encontros7
Encontros6
Encontros5
Encontros4
Encontros3
Encontros2
Encontros1

Queres vir cantar e tocar adufe com Alegria? Neste dia, as portas estão ainda mais abertas para uma sessão de laboratório do Conjunto d’Alegria, onde todos são bem-vindos a participar. O encontro, que combina música, comida e conversa, visa fortalecer o desejo de encontro e partilha. Este momento de convívio é especialmente significativo no contexto de relação com o território, pois atravessa paredes e portas, envolvendo os moradores do bairro da Pasteleira na experiência da música tradicional, ressignificando a participação e o espírito comunitário.


Inscrições através do e-mail culturaemexpansao@agoraporto.pt

“Desassossegar 2.0”, espaço-ação de encontro, coletivo, de composição, canto e toque de adufe. O corpo precisa de estar ativo para poder deixar a passividade e a catalogação periférica que a sociedade, tendencialmente, coloca algumas pessoas - é urgente desassossegar, ativando a Alegria.


O Conjunto d’Alegria é um grupo de voz e adufes criado em 2024 no âmbito do programa Cultura em Expansão. O projeto dá continuidade à construção de um processo artístico coletivo, seguro e mediado, onde todas e todos são agentes ativos nas propostas, são formadores e formandos, ensinam e são ensinados.


Em 2025, o grupo mantém as sessões semanais na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira Torres Vermelhas, em formato de laboratório musical. Estão também previstos dois encontros musicais abertos à comunidade, onde todas e todos são convidados a integrar o Conjunto d’Alegria.


A proposta inclui ainda a gravação de um EP, residências artísticas com Mafalda Saloio (movimento coreográfico) e Diogo Divagações (spoken word), culminando num espetáculo final de natureza multidisciplinar.

Direção Artística Rita Só e Liliana Abreu

Conjunto d’Alegria D. Maria Clara, D. Sara, Professora Cristina, Sr. Teixeira, D. Maria Isabel, D. Ana, D. Augusta, D. Augusta e D. Conceição, D. Julieta, D. Arminda, D. Irene, D. Isolina, Sr. Aurélio, D. Lídia

Teatro Físico e Apoio à Encenação Mafalda Saloio

Produção Musical e Spoken Word Diogo Divagações

Gravação e Masterização EP Helder Costa

Design EP Catarina Santos

Vídeo João Monteiro

Produção Executiva Paolo Andreoni

Apoio Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira / Torres Vermelhas

Coprodução Cultura em Expansão (Projeto selecionado no âmbito da Open Call 2025 – Cocriação Comunitária)

OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO

Fotografia © Renato Cruz Santos
culturaemexpansao.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile