PESQUISAR
Auditório Capela do Monte Pedral
Rua Padre José Pacheco do Monte, 241-251
COMO CHEGAR
PARTILHAR
Entrada
Gratuita
Carlos Silva, Grupo sénior do Centro Comunitário do Monte Pedral & alunos do Balleteatro Escola Profissional
O segredo é baixo, ensurdecedor, teimoso, persistente. O segredo é uma arma, é a alma do negócio.
É companheiro que ajuda, é peso que atrapalha. O segredo espelha-se no corpo com pequenos gestos, numa linguagem pequena, mas muito intensa, com o poder de ser tão silenciosa quanto barulhenta.
Crescemos e aprendemos a lidar com o segredo. Só mais tarde, bem graúdos, é que temos a bagagem certa para lidar com a sua euforia ou o seu avassalo. É entre estar em pulgas para o contar e fazer o maior esforço do mundo para o esquecer.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Balleteatro junta-se ao Centro Comunitário do Monte Pedral com um espetáculo que coloca frente a frente duas gerações, desta vez numa partilha quase soprada ao ouvido, como o segredo. — Guilherme Rebelo
É obrigatório o levantamento de bilhete gratuito no local do evento, a partir de uma hora antes do seu início.
“Memórias de um Corpo” é um projeto de criação artística desenvolvido pelo Balleteatro, que utiliza a dança contemporânea como instrumento de intervenção social junto da comunidade sénior da Associação Monte Pedral.
Assente num trabalho regular e continuado de experimentação e composição coreográfica, o projeto tem como objetivo promover o envelhecimento ativo e a inclusão social. Inserido na missão do Balleteatro de desenvolver projetos com a comunidade, “Memórias de um Corpo” valoriza a democratização do acesso às artes e contribui para o bem-estar físico e emocional dos participantes.
Através do movimento, fomenta-se a motricidade e autonomia pessoal, o reforço de laços interpessoais e a prevenção do isolamento, numa perspetiva de promoção da qualidade de vida e prevenção da fragilidade associada ao envelhecimento.
Direção Artística Isabel Barros
Criação Carlos Silva
Música Pedro Souza e Eduardo Peixoto de Almeida
Interpretação Isabel Resende, Maria de Jesus Pinheiro, Arminda Azevedo, Adelaide Pereira, Ana Maria Esteves, Ana Faustino, Cristina Jesus (Grupo sénior do Centro Comunitário do Monte Pedral), Afonso Pinhel, Ana Alves, Ana Rocha, Ana Sá, Beatriz Ribeiro, Benedita Oliveira, Catarina Guimarães, Cátia Rodrigues, Francisca Pinto, Gabriela Teixeira, Gonçalo Pereira, Hugo Nascimento, Iara Belo, Isabel Matos, Laura Moreira, Leonor Truta, Mafalda Macedo, Mafalda Silva, Mara Cruz, Maria Fonseca, Maria Marinho, Maria Pinto, Mariana Costa, Mariana Silva, Marta Barbosa, Matilde Pereira, Matilde Sousa, Ricardo Pereira, Renata Soares, Sabrina Vásquez, Sara Oliveira, Sofia Rocha, Telma Oliveira (Alunos do 2º ano do curso de Dança do Balleteatro Escola Profissional)
Textos Guilherme Rebelo e Isabel Matos
Coprodução Cultura em Expansão (Projeto selecionado no âmbito da Open Call 2025 – Criação Participada)
OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO