PESQUISAR
Batalha – Centro de Cinema
Praça da Batalha, 47
COMO CHEGAR
PARTILHAR
Entrada
Gratuita

O projeto “residência” começou como um cineclube quinzenal. Desde o início, esteve presente a ideia de passar para o “outro lado” da câmara e criar um filme em conjunto. O resultado é um filme como um lugar de encontro: de quem procura imagens e quem as vê, de quem procura casa e quem já a encontrou.
“residência” resulta de um projeto de formação e criação de cinema desenvolvido com a comunidade alargada dos Albergues do Porto. Após um primeiro encontro no contexto de uma oficina de cinema para crianças no âmbito do Programa Cinema ao Redor, e a criação de um cineclube informal com os residentes dos Albergues do Porto, o projeto assume-se como um laboratório de criação, pensado a par e passo com a comunidade. Tomando como ponto de partida a forma como o cinema representa a pessoa sem-abrigo e expandindo a reflexão para a ideia de casa — ou da sua ausência —, o processo promoveu a discussão de diferentes dimensões da cidade e da vida coletiva. O resultado é um filme realizado ao longo da segunda metade de 2025, fruto da pesquisa e experimentação conjuntas.
Realização Amarante Abramovici e Lucas Tavares com a participação da comunidade dos albergues do Porto com Ana Gonçalves, António Sousa, Daniel Mendes, Francis Muller, José Alberto Ferreira, Júlio Serafim, Manuel Oliveira, Maria Amélia Silva, Paulo Henrique, Ricardo Ferreirinha, Ricardo Martins
Artistas convidados Regina Guimarães, PAM
Mediação Albergues do Porto
(Projeto selecionado no âmbito da Open Call 2025 – Criação Participada)
OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO