PESQUISAR
O Lugar – Teatro da Palmilha Dentada
Travessa das Águas, 125
COMO CHEGAR
PARTILHAR
Entrada
Gratuita
Crianças e jovens da Associação O Meu Lugar no Mundo
A apresentação pública do filme é uma celebração da rua e de uma comunidade. Iremos espelhar na tela o olhar dos jovens sobre o espaço que habitam, procurando responder à pergunta inicial: qual é o “meu lugar no mundo”? Após a exibição do filme, segue-se uma nova mesa-redonda em diálogo com o público, para refletir e celebrar o projeto na sua dimensão cinematográfica e coletiva, enquanto criador de laços afetivos.
Criação cinematográfica coletiva que traça a cartografia emocional e afetiva de um lugar particular do Bonfim: a Rua de Anselmo Braancamp. Conhecida pela concentração de ateliers e estúdios, rica em história e em permanente reinvenção, continua a acolher expressões de comunidade que resistem ao apagamento da identidade local. Nesta proposta, parte-se à sua descoberta coletiva através de um olhar cinematográfico. O cinema surge aqui como um meio de expressão agregador, uma forma de conhecer, aproximar e refletir sobre o mundo que habitamos. É um convite a abrir as portas de casa e a conhecer os vizinhos. Esse é o desafio lançado aos jovens da Associação O Meu Lugar no Mundo, que assumem a realização de um filme na rua e com as suas gentes, questionando o seu (e nosso) lugar neste espaço-mundo partilhado. Este questionamento conduz-nos a um caminho em que o cinema surge como criador e potenciador de realidades: um lugar de convergência e convivência que interroga — como é que uma rua se torna uma comunidade?
Argumento, Realização, Som, Imagem e Montagem Crianças e jovens da Associação O Meu Lugar no Mundo
Direção Pedagógica Cátia Oliveira / Associação O Meu Lugar no Mundo
Produção, Mediação e Direção Artística Diogo Machado Ferreira, Francisco Relvas, Nuno Pires, Paulo Mariz e Vasco Monteiro
(Projeto selecionado no âmbito da Open Call 2025 – Criação Participada)
OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO