logo

Menu

Online

Abril
Quarta-Feira
28
10:00
Residência
10 min.
M/6

COMO CHEGAR

PARTILHAR

De maio A dezembro 2021

Entrada Gratuita

Memoratório... do usado e preservado Grupo Musical de Miragaia

Uma photo-conversa da Confederação & Tânia Dinis 

com Manuel Vilela

Este Memoratório* pertence a uma certa viagem, a uma partilha, é um encontro pelo usado e preservado Grupo Musical de Miragaia. Uma Associação nascida a 1 de Janeiro de 1926, ano da instauração da Censura em Portugal e da Revolução de Maio comandada pelo general Gomes da Costa. De onde vem e para onde vai este lugar de encontros bem defronte ao rio Douro.


Para alguns uma revisita, para tantos outros uma visita aos arquivos coletivos e pessoais daqueles que fizeram estas estórias. Uma viagem por uma memória, uma cultura, um património, um certo jeito de estar refletido no ato íntimo da partilha por parte daqueles que vão desenhando este mapa sensível ao longo de quase um século.


* Item antigo, usado e preservado, que defina uma época, um momento da história, da cultura, de um comportamento datado e precioso, seja ou não colecionável.

Pesquisa Tânia Dinis, Rosário Melo e Miguel Ramos

A partir dos espólios de Arquivo Histórico Municipal do Porto, Eduardo Sequeira, Emília Sequeira, Grupo Musical de Miragaia, José Caio, Manuel Pereira, Manuel Vilela, Severa da Rocha, Tita

Conversatriz Tânia Dinis

Som e Composição Filipe Fernandes

Montagem Luís Ferraz

Dramaturgia Miguel Ramos

Design Studio Maria João Macedo

Câmara Ricardo Soares

Iluminação Miguel Ângelo

Plateau Bernardo Sarmento

Comunicação Ana Coelho

Produção Confederação – colectivo de investigação teatral

Coprodução Cultura em Expansão'20

Apoio Grupo Musical de Miragaia


Agradecimentos 

A Conquistadora, Anatilde Rola Dias, António Soares, António Teixeira, Artur Queiroz, Graciano Barbosa, Guilherme Blanc, José Eugénio, Manuel Morais, Manuel Pereira, Officina de Teatro Popular, Penâ (por ser fofo), Rita Maia, Sílvia Fernandes, Tiago Espírito mesmo Santo, Zézinho