Mulheres em Cena Conversam

PESQUISAR

Associação de Moradores do Bairro Dr. Nuno Pinheiro Torres

Junho
Sábado
28
15:30
Conversa
90 min.
M/6

Rua Dr. Nuno Pinheiro Torres, 367

COMO CHEGAR

PARTILHAR

Entrada

Gratuita

Mulheres em Cena Conversam

Alice Guerreiro, 6 atrizes utilizadoras de drogas do Programa de Consumo Vigiado Porto e 3 vizinhas

Mulheres em Cena Conversam

Momento de conversa com as participantes do espetáculo, que partilham reflexões a partir dos temas abordados no processo. Como quem lê um conto, cada uma traz consigo não a ficção, mas a sua própria história. Conceitos como casa e família serão centrais nesta partilha, evocando perspetivas que possam abrir espaço para novas leituras da realidade.


A iniciativa procura criar um momento de escuta e visibilidade, promovendo a empatia e o diálogo entre as participantes e o público. A presença esperada de vizinhos e habitantes da zona envolvente da Sala de Consumo Assistido pretende aproximar comunidades frequentemente distanciadas, contribuindo para uma maior compreensão mútua e para a construção de um ambiente mais inclusivo.



É obrigatório o levantamento de bilhete gratuito no local do evento, a partir de uma hora antes do seu início.

“Mulheres em Cena” é um projeto desenvolvido com mulheres que frequentam a Sala de Consumo Assistido do Porto, centrado na criação teatral como ferramenta de expressão e empoderamento. Inspirado no Teatro do Oprimido de Augusto Boal, o processo artístico promove a partilha de experiências pessoais relacionadas com a maternidade, as relações familiares, o trabalho e outras dimensões da vida.


Através de exercícios de expressão física, emocional e ideológica, o grupo refletirá sobre conceitos como casa e família, construindo um espaço seguro de escuta e criação coletiva. O espetáculo afirma-se como um instrumento de inclusão e de combate ao estigma, permitindo às participantes reescreverem as suas narrativas e ensaiarem novas possibilidades de ação no quotidiano.


A participação de artistas convidados e a articulação com a comunidade vizinha reforçam o compromisso e o diálogo entre as utilizadoras da Sala de Consumo Assistido e o território envolvente.

Dramaturgia Alice Guerreiro, 6 atrizes utilizadoras de drogas do Programa de Consumo Vigiado Porto e 3 vizinhas

Encenação Alice Guerreiro

Coprodução Cultura em Expansão (Projeto selecionado no âmbito da Open Call 2025 – Cocriação Comunitária)

OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO

Fotografia © Direitos Reservados
culturaemexpansao.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile