Nau!

Menu

Praia Homem do Leme

Julho
Sábado
21
11:00
Instalação
90 min.
M/6

COMO CHEGAR

PARTILHAR

DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2024

Entrada Gratuita

Nau!

Teatro Experimental do Porto

Nau!

Antecipando a comemoração dos 500 anos passados sobre a circum-navegação marítima por Fernão de Magalhães (1519), chegou a altura de lhe fazer perguntas. Continuamos a aceitar uma História escrita sobre os discursos dos outros: uma narrativa de glorificação, expansionista, colonialista, imperialista. O que ficou de fora desta historiografia?


Nau! é uma instalação que usa um contentor marítimo como simulacro, um dispositivo imersivo que procura, também, a emersão: o espectador intervém no espaço, trazendo à tona o avesso do discurso historiográfico da Circum-navegação. O exterior da instalação serve igualmente de espaço de encontro, de discussão e problematização públicas do colonialismo e da historiografia, convocando conferências e performances abertas a todos. Nau! procura, usando as palavras de Walter Benjamin, “escovar a história a contrapelo”.


Programação paralela


Marta Lança . Conferência Modos de Produzir Memória . 19h00


A nossa memória cultural deve tanto às políticas comemorativas e suas retóricas de legitimação, como à cultura visual, determinadas pedagogias, artefatos e símbolos, e à nossa capacidade de perspetivar as forças aí em jogo. A tendência de fixar-se o passado num sentido de unidade, paz e de consenso, mesmo quando se trata da mais atroz violência que pode até implicar quem o celebra, funciona muitas vezes como uma resposta à atualidade. É o caso de algumas das narrativas fundadoras de uma certa ideia de Portugal (descobrimentos, colonialismo brando, lusofonia, etc) que têm sido muito disputadas, debatidas e desconstruídas. Para perceber os elementos que atuam na construção e transmissão de determinadas memórias coletivas, e como influenciam a nossa perceção (ou concorrem para a ausência de memória), revisitaremos modos de produzir memória - memoriais, toponímias, efemérides e práticas artísticas e documentais - que ajudam a repensar a nossa memória cultural sobre aspetos da nossa História.


Direção, conceção e pesquisa

Gonçalo Amorim

Conceção e coordenação de pesquisa

Raquel S.

Conceção e realização plástica

Catarina Barros

Desenho de luz e realização plástica

Rui Monteiro

Desenho de som

Rui Lima, Sérgio Martins

Produção

TEP - Teatro Experimental do Porto

Apoio à pesquisa

Marta Lança

Coprodução

Câmara Municipal do Porto

OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO

Renato Cruz Santos
culturaemexpansao.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile