PESQUISAR
Associação de Moradores do Bairro de Aldoar
Rua de Pelágio, s/n
COMO CHEGAR
PARTILHAR
Entrada
Gratuita
Guiomar Sousa
A comida é história, linguagem e identidade. Nesta sessão aberta ao público, a culinária cigana é apresentada como espaço performativo e narrativo, onde cozinhar se cruza com a troca de saberes ancestrais. A ativista Guiomar Sousa irá preparar um prato típico enquanto recorda memórias associadas. À medida que o prato é confecionado, contam-se histórias, convidando o público a escutar, perguntar e sentir, tornando-se parte da experiência. Paralelamente, serão apresentados os resultados artísticos de oficinas anteriores, incluíndo contos, fotografias e mapas.
"IRM_A: identidades romani mulheres de Aldoar" é um projeto de cocriação artística com mulheres ciganas do bairro de Aldoar e artistas ciganos/as e não ciganos/as num percurso de encontros, partilhas e experimentação. Através de oficinas, performances e conversas, explora tópicos relacionados com identidade, território e memória, promovendo o diálogo intercultural e a valorização da cultura cigana. Inclui sessões de contos populares, escuta radical, oficinas de arquivo fotográfico, culinária performativa, música, dança e movimento. O processo será documentado em vídeo e integrado no Museu Nómada – Longo Drom, como parte de uma exposição itinerante.
Direção Artística e Mediação Cultural Maria Gil
Mediação e Facilitação Inês Barbosa e Marta Leitão
Produção e Comunicação Equipa IRM_A e Du Fonseca
Realização do Documentário Salvador Gil
Artistas Cátia Terrinca, Diego El Gavi, Guiomar Sousa, Kali Musa, Natália Serrano, Olga Mariano, Regina Guimarães e Tânia Dinis
Coprodução Cultura em Expansão (Projeto selecionado no âmbito da Open Call 2025 – Cocriação Comunitária)
OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO