O Som que viaja

PESQUISAR

Associação de Moradores do Bairro de Aldoar

Julho
Sábado
05
18:00
Concerto/Conversa
180 min.
M/6

Rua de Pelágio, s/n

COMO CHEGAR

PARTILHAR

Entrada

Gratuita

O Som que viaja

Maria Gil

O Som que viaja

Sessão aberta que propõe uma imersão na riqueza e diversidade da música cigana, explorando as suas origens, influências e mutações ao longo do tempo. Entrelaçando tradição e experimentação, esta herança sonora viajou e fundiu-se com outras linguagens, do flamenco ao jazz latino, dos ritmos cubanos às sonoridades contemporâneas, num processo contínuo de deslocamento e reinvenção.

O concerto será intercalado por momentos de conversa, onde o artista partilhará a sua investigação sobre as tradições musicais ciganas e sobre o papel das mulheres nas mesmas. A sessão contará ainda com a participação das mulheres ciganas de Aldoar, que contribuirão com as suas referências musicais, tornando este momento um espaço de reinvenção da memória sonora cigana.




É obrigatório o levantamento de bilhete gratuito no local do evento, a partir de uma hora antes do seu início.

"IRM_A: identidades romani mulheres de Aldoar" é um projeto de cocriação artística com mulheres ciganas do bairro de Aldoar e artistas ciganos e não ciganos/as num percurso de encontros, partilhas e experimentação. Através de oficinas, performances e conversas, explora tópicos relacionados com identidade, território e memória, promovendo o diálogo intercultural e a valorização da cultura cigana. Inclui sessões de contos populares, escuta radical, oficinas de arquivo fotográfico, culinária performativa, música, dança e movimento. O processo será documentado em vídeo e integrado no Museu Nómada – Longo Drom, como parte de uma exposição itinerante.

Direção Artística e Mediação Cultural Maria Gil

Mediação e Facilitação Inês Barbosa e Marta Leitão

Produção e Comunicação Ana Rocha

Realização do Documentário Salvador Gil

Artistas Cátia Terrinca, Diego El Gavi, Guiomar Sousa, Kali Musa, Natália Serrano, Olga Mariano, Regina Guimarães e Tânia Dinis

Coprodução Cultura em Expansão (Projeto selecionado no âmbito da Open Call 2025 – Cocriação Comunitária)

OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO

Fotografia © Direitos Reservados
culturaemexpansao.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile