logo

Menu

Praça da Corujeira

Julho
Sábado
23
17:00
Teatro
60 min.
M/6

COMO CHEGAR

PARTILHAR

DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2022

Entrada Gratuita

O VAQUEIRO QUE NÃO MENTIA

Teatro Tuk-Tuk

Image

O Teatro Tuk-Tuk é uma estrutura teatral móvel e de marcante impacto visual, que vai buscar como referências elementos históricos associados ao teatro de rua e veículos urbanos icónicos. Esteticamente, inspira-se nos brinquedos tradicionais: no universo decorativo – e utilitário – das belas latas coloridas de bolachas e chocolates, nas engenhocas e autómatas presentes nas cascatas de São João e nos presépios mecanizados.

Abrigo de contos da cultura oral, presentes no repertório das companhias de marionetas que atuavam nas feiras itinerantes do século XX, muito comuns em Portugal, o Teatro Tuk-Tuk chega agora ao Cultura em Expansão com o espetáculo O vaqueiro que não mentia. História popular portuguesa muito antiga, na versão recolhida pelo investigador Teófilo Braga na ilha da Madeira e no Algarve surge com o nome Boi Cardil. Em Coimbra, é registado como Boi Rabil por Adolfo Coelho. No Brasil, encontram-se exemplos como Querino, o vaqueiro do rei, O boi Leição ou O Boi Leitão, que figuram em várias coletâneas literárias. De Espanha, chega-nos El toro Barroso, recolhida e registada pelo professor Espinosa. Na Corujeira, descobriremos O vaqueiro que não mentia.

Encenação e dramaturgia

Marcelo Lafontana

Pesquisa dramatúrgica

Fátima Pereira

Apoio literário

José Coutinhas

Interpretação

Marcelo Lafontana

Cenografia e adereços

Pedro Morim

Serralharia

Darcílio Calçada

Carpintaria

Manuel Saraiva

Criação Automatas

Timberkits UK

Modelagem 3D

Luís Duque Salazar

Linha gráfica

Ana Prudente

Animação multimédia

Wlamir Batista

Sistema multimédia

Luís Grifu

Luz, som e maquinaria

Pedro Cardoso

Direção musical

Eduardo Patriarca

Figurinos

Inês Eloí

Fotografia

Pedro Martins

Produção Executiva

Fátima Pereira

Agradecimentos

Arquivo do Museu da Marioneta de Lisboa, André Basilio, António Oliveira, Bruno Serrão, Clara Gonçalves, Jorge Barandela, Leo Cardoso, Miguel Cunha


OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO

Fotografia © Direitos Reservados