PESQUISAR
Escola Padre Américo
Rua do Padre Américo, 62
COMO CHEGAR
PARTILHAR
Entrada
Gratuita
PELE e jovens da Casa de Juventude do Viso
Sentir. O quê? Tu consegues? Tu consegues ouvir? Ouvir de dentro para fora. O que acontece sem fazermos nada? Os corpos movem-se juntos através do espaço, ritmos e tempos. Conectando-se, seguindo, desligando-se. Corpo-espaço. Sustentando-se um ao outro. Segurando-se um ao outro. Selva-cidade. Coexistindo. Co-dependendo. Olha em volta. Ouve através da tua pele. Torna-te parte. Tocando nele. O quê? Consegues sentir? — Janne Schröder
Num mundo acelerado e caótico, um grupo de jovens de Ramalde investiga a ternura como forma de resistência. Através do som e do movimento, criam uma performance onde os corpos ocupam o espaço com afeto, cuidado e a vontade de imaginar outra forma de estar juntos.
Num tempo marcado pela rapidez, inquietação e caos, a escuta atenta e o encontro com o outro tornaram-se raros. A ternura, entendida como uma qualidade de estar com o outro, movida por amor, carinho e dedicação, surge como ponto de partida para a investigação artística. Durante uma residência artística, um grupo de jovens de Ramalde explora a ideia de “ternura radical” através da criação de som e movimento: o que acontece se praticarmos coletivamente a ternura? Se reservarmos tempo para realmente ouvir o outro, para olhar o mundo com atenção? Se entendermos a vulnerabilidade como um espaço para conexão e as interdependências como uma rede em movimento que une em vez de separar? Pode a ternura ser uma forma de protesto? Um ato de propor uma realidade radicalmente diferente que é baseada na conexão, no carinho e na dedicação? O resultado desta investigação artística é uma ocupação de espaços de ternura dentro de nós e dos espaços públicos que partilhamos.
Com quem partilhas a tua ternura?
Direção Artística Janne Schröder
Movimento Tabea Sandmann
Som Joana Rodrigues
Arquivo Videográfico Alexandra Côrte-Real
Espaço Cénico Fernando Almeida
Design Gráfico Sérgio Couto
Comunicação Sara Cunha
Direção de Produção Carina Moutinho
Produção Executiva Tiago Silva
Coprodução Cultura em Expansão (Projeto selecionado no âmbito da Open Call 2025 – Criação Participada)
OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO