OFICINA DE KAMISHIBAI

Menu

Auditório Grupo Musical de Miragaia

Julho
Sexta-Feira
05
19:00
Formação
180 min.
M/12

Rua da Arménia, 10 -18

COMO CHEGAR

METRO

São Bento

STCP

301 , 403 , 500 , 601 , 602 , 703

VER NO MAPA

PARTILHAR

DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2024

Entrada Gratuita

OFICINA DE KAMISHIBAI

CLÁUDIA ALMENDRA

OFICINA DE KAMISHIBAI

Kamishibai (kami , 紙 = papel; shibai , 芝居 = teatro) é uma forma de contar histórias, com origem no Japão, no século XII. Nos templos budistas, os monges utilizavam pergaminhos com imagens e texto para assim contar histórias mais ou menos moralizantes a uma audiência maioritariamente analfabeta.

Esta forma de contar histórias manteve-se durante séculos, tendo na década de 30 do século XX ganhado um novo fôlego nos bairros de Tóquio, devido à grande depressão financeira, em que muitos japoneses ficaram desempregados e, para conseguir algum sustento, saíram às ruas e fizeram-se contadores (Kamishibai-ya). O declínio do Kamishibai acontece nos anos 50 com o despontar da televisão. Muitos destes contadores tornaram-se narradores de cinema mudo, e alguns daqueles que desenhavam para o Kamishibai aderiram ao universo Mangá.

Cláudia Almendra irá conduzir uma oficina de cinco dias em torno do universo Kamishibai, em que os participantes poderão conhecer histórias, construir um “Butai” e manusear um “Kamishibai”. A atividade culminará com a abertura de portas a quem quiser escutar as histórias criadas pelos formandos ao longo dessa semana.


DATAS E HORÁRIOS

De 2 a 5 de julho (terça a sexta)

Formação das 19:00 às 22:00

Sábado 6 de julho

Formação das 10:00 às 17:00

+

Apresentação pública das 17:30 às 19:00


NÚMERO MÁXIMO DE INSCRIÇÕES

12 formandos


CONTACTO PARA INSCRIÇÃO

online@confederacao.pt

OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO

culturaemexpansao.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile