PESQUISAR
Auditório Junta de Freguesia de Campanhã
Rua Ferreira dos Santos, 57
COMO CHEGAR
PARTILHAR
Entrada Gratuita
Gustavo Ciríaco
Onde o Horizonte se move é um espetáculo site-specific em torno do horizonte enquanto campo de ficção compartilhado, que procura responder à complexa fase de intensa reflexão, reescrita e reconfiguração global de populações e espaços urbanos em que vivemos. Em cada território um grupo de voluntários soma-se ao núcleo de criação como modo de multiplicar, ampliar e criar novos contornos locais a este projeto do coreógrafo e artista brasileiro Gustavo Ciríaco, que tem vindo a ser apresentado internacionalmente.
A partir da seleção de uma paisagem e de um local de onde vê-la, Onde o Horizonte se move é desenvolvida para o Cultura em Expansão no território de Campanhã, investindo na sua transformação gradual através de pessoas que surgem e desaparecem no horizonte com ações plásticas que reconfiguram o campo de visão comum. Usando textos, canções, movimento e efeitos visuais, a obra brinca com perspetivas e acontecimentos para revelar as diversas camadas de habitação e utilização do espaço urbano.
Conceção e direção
Gustavo Ciríaco
Assistência de direção e colaboração
Priscilla Maia
Performers e colaboradores
Julia Salem, Tiago Barbosa
Com a participação de moradores da zona de Campanhã
Produção executiva
Jesse James | Anda & Fala Associação Cultural
Administração
Missanga Antunes
Comunicação
António Pedro Lopes
Coprodução
BAC, London Festival & Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Panorama Festival & Cidade das Artes, Mercat de Flors
O projeto foi acolhido em residência pela programação oficial do Maus Hábitos em Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 e como parte da missão artística brasileira, Rio Occupation London, na London Cultural Olympiad 2012, Reino Unido. Rio Occupation London foi comissariado pela Secretaria de Estado de Cultura do RIo de Janeiro, produzido pelo People’s Palace e coproduzido pelo Battersea Arts Centre.
OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO