logo

Menu

Associação

Nun'Álvares de 

Campanhã

Maio
Sábado
29
19:30
Teatro
55 min.
M/16

Travessa Corujeira de Baixo, 140

COMO CHEGAR

METRO

Estádio do Dragão

STCP

401, 700, 800, 801, 806, ZC, 7M

VER NO MAPA

PARTILHAR

De maio A dezembro 2021

Entrada Gratuita

PARA ATRAVESSAR CONTIGO O DESERTO DO MUNDO

PEDRO LAMARES & LÚCIA MONIZ

Image

Para atravessar contigo o deserto do mundo é um espetáculo criado e interpretado por Pedro Lamares e Lúcia Moniz, a partir da amizade e das cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.


“A amizade de Sophia e Jorge de Sena é bem conhecida, até pelas cartas publicadas. Juntos, em separado, atravessaram o deserto de um país em ditadura. Sena exilou-se, Sophia ficou. Desse afastamento físico resulta a literatura epistolar da sua correspondência. Muito além da directa, há uma profunda correspondência de propósitos. A luta pela liberdade, pela acção, pela palavra. A Sophia é doce, mas não perdoa. Exige a verdade por inteiro para não habitar meio quarto. O Sena é duro e não perdoa. Lembra-nos os que foram estripados, esfolados, queimados, gaseados, e os seus corpos amontoados tão anonimamente quanto haviam vivido. Juntos, colocam-nos num lugar onde somos chamados a decidir, a questionar. Um lugar onde a indiferença se mostra imperdoável. Para atravessar contigo o deserto do mundo é um exercício de intertexto. Intertexto entre dois poetas, entre dois actores, intertexto de afectos e uma luta comum, entre o mundo que temos e o que queremos.”


Espetáculo com lotação limitada. É obrigatório o levantamento de bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) na Associação Nun'Álvares de Campanhã, a partir das 17h30 no dia do espetáculo.

Direção

Pedro Lamares

Criação, Dramaturgia e Interpretação

Lúcia Moniz e Pedro Lamares

Direção Técnica e Desenho de Luz

Joaquim Madaíl

Produção e Difusão

Maria Miguel Coelho

Operação de Luz

Pedro Nabais


Um projeto

Casca de Noz

Apoio na residência à criação

Município da Sertã; Convento da Sertã Hotel

Apoio

Herdade da Malhadinha Nova


Vitorino Coragem