ROTA #2 L'AMOUR

Menu

Bairro da Pasteleira - Torres Vermelhas

Junho
Sexta-Feira
07
17:30
Música
60 min.
M/6

COMO CHEGAR

PARTILHAR

DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2024

Entrada Gratuita

ROTA #2 L'AMOUR

MIGUEL LEITÃO & VÍTOR MONTEIRO

Miguel Leitão
Vítor Monteiro

Em jeito de celebração da primavera e antecipação do verão, a programação do Cultura em Expansão nas Torres Vermelhas sai para a rua. Entre maio e junho, os artistas convidados desenham rotas pelo território, um mapa em que o denominador comum é o prazer em partilhar a própria arte.

É marca do Teatro do Frio no Cultura em Expansão, o profundo apreço pela comunhão de experiências estéticas que transcendem o individual e transformam coletividades. A programação para estas “Rotas” é orquestrada, refletindo a responsabilidade de cultivar e difundir a arte como ponto de contacto cultural, social e territorial. Cada performance é entrelaçada com a vida urbana e as suas múltiplas camadas, tornando-se um ato de generosidade recíproca entre artistas e públicos. "

Rotas" fomenta não apenas o diálogo interdisciplinar mas também incentiva uma partilha generosa, cultivando desta maneira uma pluralidade de expressões criativas ao serviço da comunidade. Um palco dinâmico para uma vivência partilhada, enriquecida pela interação com o meio envolvente. É neste entrelaçar de caminhos que se gesta uma nova compreensão do território – não como um mero local de passagem, mas como um catalisador ativo para a expressão e celebração das identidades coletivas e individuais.

Além de pessoas, são vozes, sons e ritmos a circular pelas Torres, fora e dentro delas: rotas que percorrem os itinerários do dia a dia e levam/convidam público e habitantes a outras geografias e topografias.


Nesta que será a segunda Rota proposta pelo Teatro do Frio para as Torres Vermelhas, palavras e músicas de amor irão ecoar pelas torres e pelas ruas do bairro, amplificadas pelos vazios e espaços da arquitetura, e levadas de uma ponta a outra pelo vibrar da voz de Miguel Leitão e o funambulismo do acordeão de Vítor Monteiro.

Natural do Porto, Miguel Leitão é tenor. Foi membro do Estúdio de Ópera da Casa da Música do Porto, tendo posteriormente participado nos festivais de Aldeburgh (Inglaterra), Bregenz (Áustria), Glyndebourne e, ainda, no coro da Covent Garden Opera House. Lecionou em várias escolas e academias e tem-se apresentado em concerto como solista com diversas orquestras e agrupamentos e colabora frequentemente com o Coro da Casa da Música. Atualmente, dirige o Coro Lyra (adultos) e é, também, membro do Quarteto Contratempus.

Vítor Monteiro também é natural do Porto. Acordeonista, participou em inúmeros concertos a solo, em música de câmara e com prestigiadas orquestras. Como professor, foi convidado e precursor na abertura do curso de Acordeão em diversas academias e conservatórios de música do norte do país. Desde 2016 é o produtor e responsável artístico do Festival de Acordeão do Porto. É fundador e responsável pela Orquestra de Acordeões “Perfisarmonica” da Escola de Música de Perosinho. Atualmente é professor de Acordeão no Conservatório de Música do Porto, Escola de Música de Perosinho (V. N. Gaia) e na Escola de Música e Artes do Amial (Porto).


OUTRAS ROTAS

SEXTA-FEIRA 17 MAIO 17:30

ROTA #1 TROCAS

JOÃO PEDRO SILVA & GIL SILVA

BAIRRO DA PASTELEIRA – TORRES VERMELHAS


SÁBADO 15 JUNHO 17:30

ROTA #3 LÍNGUA

LATINO-AMÉRICA REAL E MÁGICA

RODOLFO CASTRO

BAIRRO DA PASTELEIRA – TORRES VERMELHAS

OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO

culturaemexpansao.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile