PESQUISAR
A Soalheira - Associação Social de Cultura Ambiental
Rua de Noeda, 237
COMO CHEGAR
PARTILHAR
Entrada
Gratuita
A Soalheira
A partir da prática da cerâmica cozida em forno de papel e inspirada no imaginário associado à natureza, o projeto propõe uma relação poética e afetiva com a terra. Este processo manual e comunitário valoriza o gesto partilhado, promovendo a ligação entre criação artística, território e natureza.
quinta-feira 17 julho
10:30 – Construção do forno de papel
15:30 – Cozedura em forno de papel
Inscrições através do e-mail culturaemexpansao@agoraporto.pt
Acessibilidade: sem parqueamento para automóveis.
“Terracota que à terra volta” é um projeto de arte participativa que promove a criação coletiva através da cerâmica, em diálogo com o espaço da Soalheira — horta e pomar. A sonoridade da sequência rítmica, com o caráter de ritornello, reverbera como a circularidade que se deseja trabalhar. O projeto tem um caráter de instalação, enraizada no seu lugar de conceção e produção (site-specific). A cerâmica, conjugada com o espaço, será o seu meio expressivo essencial.
A mitologia, onde a natureza sempre esteve presente, será convocada, procurando essa antiga relação entre mito e arte. Envolvendo as comunidades da Soalheira e da Asas de Ramalde, em Campanhã, “Terracota que à terra volta” integra dois momentos de apresentação pública e a realização de um filme documental. Celebra-se, assim, a criação coletiva e a ligação entre arte, território e sustentabilidade.
Conceção e Orientação Artística João Cunha e Costa
Parceria Asas de Ramalde, polo de Campanhã
Coprodução Cultura em Expansão (Projeto selecionado no âmbito da Open Call 2025 – Criação Participada)
OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO