PESQUISAR
AL859
Rua da Alegria, 859
COMO CHEGAR
PARTILHAR
Entrada
Gratuita
Clara Sefair e Projeto Cercar-te

A exposição Um quase mapa é um convite para brincar com o Bairro do Cerco do Porto! Sabes aquela magia que acontece quando estamos numa festa ou numa feira? Tudo ganha vida: sons novos, cores, risos...
A exposição também é assim: um lugar inventado que acontece e depois desaparece, meio real, meio brincadeira! Vamos entrar juntos neste faz de conta? Dá para mergulhar sem nos molharmos, balançar de muitas formas e desenhar num grande mapa que não para de crescer. Um mapa feito das estórias que inventamos juntos. Queres brincar?
O projeto "Território Cerco: cartografia é movimento!" propõe uma cartografia colaborativa do Bairro do Cerco do Porto, na zona oriental da cidade, desenvolvida por crianças e jovens do bairro em colaboração com o Projeto Cercar-te, promovido pela Espaço T – Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária. A equipa de cartógrafos também inclui plantas, animais, ventos e tudo o mais que vive por ali. A proposta é estar com este território, construindo estratégias conjuntas para dar corpo às experiências vividas, imaginadas e partilhadas. Vozes, desenhos, gestos, imagens e caminhadas tornam-se formas de contar estórias, brincar com o espaço e escutar o que emerge no encontro entre quem vive, cuida e sonha o bairro. Entre os corpos e o território, o que é possível aprender em conjunto?
Conceção, Mediação e Produção Clara Sefair
Design Gráfico e Webdesign Gabriela Rezende
Registos Audiovisuais Luis Guterres
Cartógrafos(as) Crianças e adolescentes da comunidade Cercar-te e do Bairro do Cerco do Porto
Parcerias Projeto Cercar-te, Espaço T - Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária
Consultoria Iconoclasistas
Coprodução Cultura em Expansão (Projeto selecionado no âmbito da Open Call 2025 – Cocriação Comunitária)
OUTRAS DATAS DE APRESENTAÇÃO