PESQUISAR
Quando demos o início ao Cultura em Expansão, anunciámos que o seu principal objetivo era o de “colocar a oferta cultural onde ela deve estar: em todo o lado”. Sabíamos que a cada ano este projecto iria crescer, quer a nível artístico como também geográfico e social, e é agora, na sua quinta edição, que cumprimos de forma particularmente rigorosa o que nos propusemos a em 2014 - o Cultura em Expansão estende-se a todas a freguesias da cidade com um programa mais complexo e regular do que nunca.
Esta implementação do Cultura em Expansão abre espaço a novas metas e desafios programáticos. Por julgarmos essencial a inclusão de projectos permeáveis à aprendizagem, apresentamos uma forte vertente educativa e formativa transversal a todo o programa. Novos interlocutores e agentes culturais compõem uma edição com uma enorme diversidade de práticas artísticas, desde o teatro às artes visuais, do cinema à literatura. Os projetos de processo criativo acompanhado com grupos de residentes são mais extensos e desenvolvem-se por todo o território, estreitando a ligação entre a arte e os seus públicos.
A capacitação dos cidadãos, construída a partir da sua participação e inclusão nos projectos da sua cidade, é a condição fundamental para a sustentabilidade e coesão social.
Por isso, em 2018 convocamos projectos que analisam de forma crítica a cidade, a de hoje e ado futuro, e que nos colocam desafios aos quais queremos responder. É exactamente a partir desta estratégia continuada de diálogo que construímos um acesso à cultura sem fronteiras ou barreiras, em que convidamos artistas, agentes culturais e habitantes a participar activamente e com total liberdade de acção e pensamento na sedimentação de uma ideia de cidade em que todos acreditamos.
Rui Moreira
Presidente da Câmara Municipal do Porto
LABORATÓRIOS
Cinema, circo, literatura e música
O trabalho de oficina e laboratório tem mais destaque nesta edição e expande-se não só pelo território da cidade mas também na diversidade de práticas artísticas, incluindo - pela primeira vez - projetos nas áreas da literatura e do circo. A criação musical continua a ser uma prioridade programática e, este ano, procurou-se não apenas consolidar projetos e equipas como também desenvolver novas parcerias com o envolvimento de uma orquestra comunitária e um rancho folclórico do Porto. A realização cinematográfica continua nesta quinta edição através do olhar de um nome fundamental do novo cinema português, e os projetos de processo criativo acompanhado com grupos de residentes estendem-se desde Aldoar até ao Bonfim.
VIAGENS
Artes visuais, cinema, teatro
A cultura está mais próxima de todos com o novo ciclo “Viagens”, que leva vários projetos de longa duração a percorrer as sete freguesias do Porto. O Cultura em Expansão apresenta um programa de projetos itinerantes que abrange um cinema insuflável, uma conferência, uma objetoteca, uma galeria portátil e um contentor que se prepara para uma viagem transoceânica - as artes visuais, o teatro e o cinema exploram todo o território da cidade!
FALA-ME AO OUVIDO
Música
O projeto “Fala-me ao Ouvido” pretende dar a conhecer um outro lado da música com concertos comentados onde os músicos pontuam as suas performances com breves momentos explicativos sobre as obras que interpretam. De Satie a Zeca Afonso, o espectro musical deste miniciclo é bastante alargado e os músicos e compositores partilham com o público detalhes habitualmente escondidos, tais como histórias das obras ou propostas artísticas.
O PALCO É A CIDADE
Teatro
Pelo segundo ano consecutivo, as artes performativas estão representadas em “O Palco é a Cidade”, desta vez através de quatro produções teatrais de criação prolongada, onde se reforçam os projetos com atores amadores, ou em fase de formação, e a própria comunidade. Desde espaços interiores como o Centro Comercial Brasília, a espaços ao ar livre como o Jardim das Pedras, o lugar assume um papel preponderante no processo criativo de cada um dos projetos, funcionando como ponto de partida (e chegada) de narrativas que pensam e questionam a cidade.
Equipa
CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO
Rui Moreira
Presidente
Pelouro da Habitação e Coesão Social
Fernando Paulo
Vereador
Pelouro da Cultura | Direção de Programação
Guilherme Blanc
Adjunto
Direção Executiva
Silvia Fernandes
Chefe de Divisão
Coordenação de Produção
Joana Ferreira
Edição de Conteúdos
Lídia Queirós
Coordenação Técnica
Cárin Geada
Apoio à Produção
José Pinto
Fotografia
Renato Cruz Santos
Design Gráfico
Marta Ramos
Direção Municipal de Cultura e Ciência
Mónica Guerreiro
Diretora Municipal
Diretora de Departamento
Sofia Alves
Serviços Administrativos
Eduarda Paiva
Nina Machado