2022

Menu

2022

DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2024

Entrada Gratuita

Criado em 2014 pela Câmara Municipal do Porto, o Cultura em Expansão é um programa anual de promoção cultural e artística, que se materializa em diferentes iniciativas em associações de moradores, coletividades e diferentes espaços por toda a cidade. Permitindo a fruição e o acesso direto e gratuito a uma programação multidisciplinar, apresenta um vasto número de projetos nas áreas da música, teatro, cinema, dança, literatura e performance.

 

Ao mesmo tempo que cria oportunidades culturais para diferentes comunidades, o Cultura em Expansão permite uma experimentação artística em espaços de apresentação não convencionais, fora do circuito de palcos tradicionais da cultura da cidade, promovendo ainda novas formas de exploração e descoberta do território e cruzamento de públicos. Desde a sua criação, o programa tem vindo a acompanhar e simultaneamente alimentar a dinâmica cultural da cidade, crescendo geograficamente e no número de ações.

 

Assumindo desde 2019 uma lógica de construção e fomento de novos pólos de cultura na cidade, o Cultura em Expansão concentra hoje grande parte da sua programação em quatro espaços distintos, com um acompanhamento continuado de coletivos artísticos com o duplo papel de programadores e dinamizadores do trabalho com as comunidades: o Visões Úteis na Associação Nun'Álvares de Campanhã, a Confederação no Grupo Musical de Miragaia, o Teatro do Frio na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira e a Sonoscopia na Associação de Moradores da Bouça. 

CULTURA EM EXPANSÃO 2022

Após oito anos de intensa actividade, aprendizagem e conexão com os diversos territórios da cidade e as pessoas que os habitam, o Cultura em Expansão regressa para a sua nona edição com a certeza de que, mais do que nunca, o acesso à cultura e a possibilidade de expressão artística são elementos determinantes na complexa equação que é criar a cidade em que queremos e merecemos viver.


Depois de dois anos particularmente difíceis, em que à incerteza e ao imprevisto a equipa do Cultura em Expansão, as estruturas associadas, as equipas técnicas, os artistas e todos os participantes responderam com uma grande capacidade de adaptação às exigências de cada momento, é novamente apresentada uma programação que se estende ao longo do ano. Entre Março e Dezembro, o Cultura em Expansão irá promover o encontro com a pluralidade e diversidade de público que hoje se relaciona com este projecto, mantendo um esforço continuado de atrair novas audiências e de se aproximar daqueles que se pretende que sejam também os seus participantes.


Mantendo como parceiros de programação, produção e acompanhamento a Confederação em Miragaia, a Sonoscopia na Bouça, o Teatro do Frio na Pasteleira e o Visões Úteis em Campanhã, esta nova edição pretende dar continuidade ao trabalho que tem sido feito nestes territórios centrais em que, para além dos frutos visíveis das várias iniciativas realizadas, se pode verificar uma maior coesão na relação entre o tecido comunitário e as estruturas artísticas que também habitam estes espaços.


Pretendendo continuar a abordagem estabelecida na edição anterior, marcada pelos diferentes projectos de co-criação artística que envolveram inúmeros participantes, daremos corpo a novas ideias que têm surgido nestes processos de interação e partilha com quem habita a cidade. Fazendo-nos valer das lições aprendidas, queremos apostar em projectos de continuidade, focados na formação artística e novas aprendizagens para e pelas artes, e movidos pela criatividade e saber-fazer dos seus participantes.


Afinal, é no cruzamento das experiências e conhecimentos individuais com as vivências comunitárias que reside o potencial para realização de ideias que antes se afiguravam como meras possibilidades. Nesta edição, contamos novamente com o auditório do Grupo Musical de Miragaia, a Associação de Moradores da Bouça, a Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência/Torres e a Associação Nun'Álvares de Campanhã, que se têm assumido como novos pólos de cultura, numa antevisão do futuro que pretendemos para a cidade. A nossa convicção é a de que o futuro do Porto passa pela promoção de novas centralidades, geradas pela força agregadora e coesiva da cultura, capazes de se tornarem pontos de encontro para quem aí reside e para todas as pessoas que pretendem, como nós, viver a cidade na sua plenitude.


Rui Moreira

Presidente da Câmara Municipal do Porto


EQUIPA

CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO 

 

Presidente 

Rui Moreira

 

ÁGORA — CULTURA E DESPORTO, E.M.

Presidente do Conselho de Administração

Catarina Araújo

 

Conselho de Administração

César Navio

Ester Gomes da Silva

 

Secretariado da Administração 

Liliana Gonçalves

 

Direção de Gestão de Pessoas, Organização e Sistemas de Informação

Sónia Cerqueira (Diretora)

Cátia Ferreira, Elisabete Martins, Helena Vale, Joana Ngola, João Carvalhido, Jorge Ferreira, Madalena Peres, Paulo Cardoso, Paulo Moreira, Ricardo Faria, Ricardo Santos, Ruben Almeida, Sandra Pinheiro, Vânia Silva

 

Direção de Serviços Jurídicos e de Contratação 

Jorge Pinto (Diretor)

Amanda Leite, André Cruz, Eunice Coelho, Francisca Mota, Filipa Faria, Filipe Barbot, Jorge Almeida, Pedro Caimoto, Leonor Mendes, Luís Areias, Márcia Teixeira, Marta Silva, Tiago Abreu

 

Direção Financeira 

Rute Coutinho (Diretora)

Alexandra Espírito Santo, Ana Rita Rodrigues, Fernanda Reis, Manuela Roque, Mariana Vilela, Sandra Ferreira, Sérgio Sousa, Simão Sousa Branca, Sofia Barbosa, Sofia Rebelo

 

Direção de Comunicação e Imagem

Bruno Malveira (Diretor)

Agostinho Ferraz, Carina Novo, Catarina Madruga, Francisco Ferreira, José Reis, Maria do Rosário Serôdio, Rui Meireles

CULTURA EM EXPANSÃO 

 

Direção Executiva 

Sílvia Fernandes

Assistente de Direção Executiva

Yoan Teixeira

Coordenação Técnica

Cárin Geada

Produção Executiva 

Margarida Andresen

Tiago Espírito Santo 

Coordenação de Comunicação e Edição 

Tiago Dias dos Santos 

Comunicação 

Diana Reis

Assistente Administrativa

Cláudia Almeida

Cultura em Expansão 2022


Coordenação Geral

Sílvia Fernandes

Programação 

Miguel Ramos (Confederação), Gustavo Costa e Patrícia Caveiro (Sonoscopia), Rodrigo Malvar (Teatro do Frio), Inês de Carvalho e Jorge Palinhos (Visões Úteis), Nuno Rodrigues (Ágora) e Ana Rocha

Design Gráfico 

Óscar Maia 
Fotografia
Renato Cruz Santos
Dinis Santos

Implementação do website 

Bondlayer

Contactos

Cultura em Expansão

Ágora – Cultura e Desporto, E.M.

Praça D. João I

4049-295 Porto



Associação de Moradores da Bouça

Rua dos Burgães 345

4050-136 Porto


Associação de Moradores da Pasteleira Torres Vermelhas

Rua Gomes Eanes de Azurara Nº129

4150-363 Porto


Associação Nun'Álvares de Campanhã

Travessa Corujeira de Baixo, 1404

4300-153 Porto


Auditório Grupo Musical de Miragaia

Rua da Arménia, 10 - 18

4050-430 Porto



Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

culturaemexpansao.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile