PESQUISAR
Criado em 2014 pela Câmara Municipal do Porto, o Cultura em Expansão é um programa anual de promoção cultural e artística, que se materializa em diferentes iniciativas em associações de moradores, coletividades e diferentes espaços por toda a cidade. Permitindo a fruição e o acesso direto e gratuito a uma programação multidisciplinar, apresenta um vasto número de projetos nas áreas da música, teatro, cinema, dança, literatura e performance.
Ao mesmo tempo que cria oportunidades culturais para diferentes comunidades, o Cultura em Expansão permite uma experimentação artística em espaços de apresentação não convencionais, fora do circuito de palcos tradicionais da cultura da cidade, promovendo ainda novas formas de exploração e descoberta do território e cruzamento de públicos. Desde a sua criação, o programa tem vindo a acompanhar e simultaneamente alimentar a dinâmica cultural da cidade, crescendo geograficamente e no número de ações.
Integrando o projeto de Arte e Coesão da Ágora – Cultura e Desporto do Porto E.M., o Cultura em Expansão assume, desde 2019, uma lógica de construção e fomento de novos polos de cultura na cidade, concentrando hoje grande parte da sua programação em quatro espaços distintos, com um acompanhamento continuado de coletivos artísticos com o duplo papel de programadores e dinamizadores do trabalho com as comunidades: o Visões Úteis na Associação Nun'Álvares de Campanhã, a Confederação no Grupo Musical de Miragaia, o Teatro do Frio na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira e a Sonoscopia na Associação de Moradores da Bouça.
Nem sempre é dado o devido relevo ao papel da cultura no fortalecimento do tecido social. Ora, a cultura tem de facto uma extraordinária capacidade de ligar pessoas, de as unir em torno de valores, tradições e práticas, de as fazer partilhar a mesma identidade histórico-cultural, de lhes incutir um sentimento de pertença comunitária. Por isso, a coesão social de uma cidade também passa,
e muito, pela ação convergente da cultura no diálogo intracomunitário.
Democratizar o acesso a experiências e bens culturais potencia, portanto, a criação um ambiente social mais justo, inclusivo e harmonioso. Essa é, de resto, a conclusão a que chegámos dez anos decorridos desde o início do Cultura em Expansão – programa que visa, justamente, promover o consumo cultural entre públicos socialmente heterogéneos, oferecendo atividades/eventos gratuitos em territórios descentralizados.
Numa década, a vasta e diversificada programação do Cultura em Expansão possibilitou a criação de novos públicos para a formação, criação e fruição artísticas. Assistimos, deste modo, a um progressivo reforço da relação entre o tecido social e diferentes estruturas e projetos culturais da cidade do Porto.
Relação, essa, que é sustentada por uma vontade de relacionamento e aprendizagem mútuos, por um lado, e pela criatividade e saber-fazer dos intervenientes no programa, por outro.
Por aqui se percebe o que representa o Cultura em Expansão para a promoção da inclusão social, o respeito pela diversidade e o exercício da cidadania ativa na cidade do Porto. Tanto assim que, ao longo destes dez anos, o programa aumentou progressivamente as suas propostas culturais em diferentes áreas e com projetos de várias escalas, além de ter disseminado as suas atividades/eventos por um número crescente de espaços da cidade.
De referir a propósito que, a partir de 2019, o programa passou a ser desenvolvido em estreita colaboração com as estruturas mediadoras presentes nos quatro territórios nucleares do Cultura em Expansão – Sonoscopia, na Bouça; Visões Úteis, em Campanhã; Confederação, em Miragaia; e Teatro do Frio, na Pasteleira –, bem como em articulação pontual com outras estruturas artísticas e associativas da cidade, no âmbito da Programação Satélite.
Em 2024, há um acentuar dos princípios matriciais do Cultura em Expansão. Desde logo, devido à maior preponderância do trabalho com a comunidade na programação deste ano, refletida nos projetos desenvolvidos em residência ou nos que são especialmente comissariados para esta edição. Em simultâneo, o Cultura em Expansão lança um novo olhar sobre as coletividades existentes na cidade e as suas tradições.
Também se verifica, nesta edição de 2024, o crescimento de projetos que tiveram a sua génese no Cultura em Expansão e que se consolidaram na agenda cultural da cidade. Trata-se de projetos que continuamos a apoiar com interesse, como o Grupo de Teatro Comunitário do Bonfim, e de projetos que ganham no Cultura em Expansão uma nova dimensão, como o Grupo Operário do Ruído.
Devo destacar ainda a criação de sinergias entre o Cultura em Expansão e outras estruturas artísticas e instituições da cidade do Porto, para além das quatro parceiras do programa. A edição deste ano envolve igualmente estruturas municipais como a Fonoteca Municipal do Porto e estruturas de cariz social como o Espaço Raiz, entre outras instituições.
Naturalmente que as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril vão contaminar a programação deste Cultura em Expansão e servir de gatilho a projetos inspirados nos princípios da Revolução dos Cravos, como a liberdade, diversidade, paz e inclusão. Pela sua natureza sociocultural, o programa é, aliás, tributário do acontecimento fundador da democracia moderna e do Estado social português, o que eleva as expetativas em relação à edição 2024 do Cultura em Expansão.
Rui Moreira
Presidente da Câmara Municipal do Porto
Equipa
CULTURA EM EXPANSÃO 2024
Coordenação Geral
Sílvia Fernandes
Programação
Miguel Ramos (Confederação), Gustavo Costa e Patrícia Caveiro (Sonoscopia), Rodrigo Malvar (Teatro do Frio), Inês de Carvalho e Jorge Palinhos (Visões Úteis), Nuno Rodrigues, Tiago Dias dos Santos e Tiago Espírito Santo (Ágora) e Ana Rocha
Design Gráfico
Óscar Maia
Implementação do website
BondHabits
PROJETO DE ARTE E COESÃO - CULTURA EM EXPANSÃO
Direção Executiva
Sílvia Fernandes
Assistente de Direção Executiva
Yoan Teixeira
Coordenação Técnica
Cárin Geada
Produção Executiva
Margarida Andresen
Tiago Espírito Santo
Coordenação de Comunicação e Edição
Tiago Dias dos Santos
Comunicação
Diana Reis
Assistente Administrativa
Cláudia Almeida
Contactos
Cultura em Expansão
Ágora – Cultura e Desporto, E.M.
Praça D. João I
4049-295 Porto
Associação de Moradores da Bouça
Rua dos Burgães 345
4050-136 Porto
Associação de Moradores da Pasteleira Torres Vermelhas
Rua Gomes Eanes de Azurara Nº129
4150-363 Porto
Associação Nun'Álvares de Campanhã
Travessa Corujeira de Baixo, 1404
4300-153 Porto
Auditório Grupo Musical de Miragaia
Rua da Arménia, 10 - 18
4050-430 Porto