logo

Menu

De maio A dezembro 2021

Entrada Gratuita

Criado em 2014 pela Câmara Municipal do Porto, o Cultura em Expansão é um programa anual de promoção cultural e artística, que se materializa em diferentes iniciativas em associações de moradores, coletividades e diferentes espaços por toda a cidade. Permitindo a fruição e o acesso direto e gratuito a uma programação multidisciplinar, apresenta um vasto número de projetos nas áreas da música, teatro, cinema, dança, literatura e performance.

 

Ao mesmo tempo que cria oportunidades culturais para diferentes comunidades, o Cultura em Expansão permite uma experimentação artística em espaços de apresentação não convencionais, fora do circuito de palcos tradicionais da cultura da cidade, promovendo ainda novas formas de exploração e descoberta do território e cruzamento de públicos. Desde a sua criação, o programa tem vindo a acompanhar e simultaneamente alimentar a dinâmica cultural da cidade, crescendo geograficamente e no número de ações.

 

Assumindo desde 2019 uma lógica de construção e fomento de novos pólos de cultura na cidade, o Cultura em Expansão concentra hoje grande parte da sua programação em quatro espaços distintos, com um acompanhamento continuado de coletivos artísticos com o duplo papel de programadores e dinamizadores do trabalho com as comunidades: o Visões Úteis na Associação Nun'Álvares de Campanhã, a Confederação no Grupo Musical de Miragaia, o Teatro do Frio na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira e a Sonoscopia na Associação de Moradores da Bouça. 

Image
CULTURA EM EXPANSÃO 2021

Em 2020, o Cultura em Expansão enfrentou o maior desafio dos seus sete anos de actividade, ao ser forçado a adaptar todo o programa em função de uma pandemia que ameaçou fechar as portas de acesso à vida cultural e artística da cidade. Foi o esforço concertado de artistas, agentes culturais, estruturas parceiras, e da equipa do Cultura em Expansão, que permitiu afirmar a resiliência das actividades culturais perante a maior adversidade vivida na memória recente. Em 2021, certos das incertezas e dificuldades que teremos ainda pela frente, queremos reafirmar a cultura como um bem maior, um instrumento de partilha e participação cívica, e um direito fundamental que deve ser protegido activamente.


A essencialidade desta missão materializa-se na vocação de sempre do Cultura em Expansão: fazer chegar a toda a cidade um programa artístico e cultural diverso, em estreito diálogo e com a participação dos seus habitantes. Regressamos aos territórios de Campanhã, Pasteleira, Miragaia e Bouça – que nos últimos anos se tornaram os principais pólos deste projecto – com um programa investido na pluralidade artística e com um crescente número de propostas de criação em residência, pensadas para e a partir destes territórios e vinculadas às particularidades, anseios e desejos dos seus moradores.

Para dar corpo a este projecto voltamos a contar com a parceria do Visões Úteis, Teatro do Frio, Confederação e Sonoscopia que, para além da co-produção e co-programação das iniciativas do território em que operam, assumem mais uma vez a dinamização continuada da interacção entre artistas, entidades e habitantes. Também fundamentais para a consolidação de novos pólos culturais no Porto, voltam a acolher este programa os auditórios da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência/Torres, do Grupo Musical de Miragaia e da Associação de Moradores da Bouça, aos quais se junta este ano a Associação Nun’Álvares de Campanhã. A estes espaços centrais, no espírito de promoção da descoberta da cidade e do cruzamento de públicos, acrescem as iniciativas em diversos locais do Porto que integram a Programação Satélite, assim como o reforço da realização de espectáculos em espaços ao ar livre, nas zonas que integram ou circundam os pólos deste programa.


Ao encarar um contexto que nos oferece ainda tantas dúvidas e obstáculos, a dimensão participativa e o espírito pluralista do Cultura em Expansão reforçam em nós a crença de que é no elemento agregador da cultura – em especial a cultura vivida em comunidade – que se poderão encontrar as respostas para um futuro mais luminoso.



Rui Moreira

Presidente da Câmara Municipal do Porto


EQUIPA

CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO 

 

Presidente 

Rui Moreira

 

ÁGORA - CULTURA E DESPORTO DO PORTO, E.M.

 

Presidente do Conselho de Administração 

Catarina Araújo 

Administradores Executivos 

Ana Cláudia Almeida e César Navio 

Diretora Geral da Unidade Orgânica da Cultura 

Francisca Carneiro Fernandes 

Diretor de Comunicação e Imagem 

Jorge Rodrigues 

GABINETE DE ARTE E COESÃO – CULTURA EM EXPANSÃO 

 

Direção Executiva 

Sílvia Fernandes

Consultadoria Artística 

Hugo Cruz 

Coordenação 

Rita Maia

Produção Executiva 

Tiago Espírito Santo 

Assistente de Produção

Margarida Andresen

Coordenação de comunicação e edição 

Tiago Dias dos Santos 

Comunicação 

Diana Reis

Assistente Administrativa

Cláudia Almeida

Cultura em Expansão 2021


Coordenação de programação 

Guilherme Blanc e Rita Maia

Assessoria de programação 

Ana Rocha

Programação 

Miguel Ramos (Confederação), Gustavo Costa e Patrícia Caveiro (Sonoscopia), Rodrigo Malvar (Teatro do Frio), Inês de Carvalho e Jorge Palinhos (Visões Úteis)

Coordenação Técnica 

Cárin Geada 

Design Gráfico 

Óscar Maia 

Implementação do website 

Bondlayer

Fotografia 

Dinis Santos e Renato Cruz Santos 

Contactos

Cultura em Expansão

Ágora – Cultura e Desporto, E.M.

Praça D. João I

4049-295 Porto



Associação de Moradores da Bouça

Rua dos Burgães 345

4050-136 Porto


Associação de Moradores da Pasteleira Torres Vermelhas

Rua Gomes Eanes de Azurara Nº129

4150-363 Porto


Associação Nun'Álvares de Campanhã

Travessa Corujeira de Baixo, 1404

4300-153 Porto


Auditório Grupo Musical de Miragaia

Rua da Arménia, 10 - 18

4050-430 Porto